Gérmen Trigo

O gérmen de trigo ou germe de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo – é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar, é um dos produtos mais nutritivos que temos à disposição. Além de conter 23 nutrientes, em 100 gramas de  gérmen de trigo encontramos mais nutrientes do que em qualquer outro grão ou vegetal. Este alimento é muito rico em proteínas. Ele contém cerca de 28% do nutriente, superando até alimentos como a carne.

Na alimentação infantil, pode fazer parte de todas as papas. O gérmen de trigo fazem chegar ao organismo em desenvolvimento, elementos nutritivos e vitais, protegendo-o contra doenças.

Este alimento é muito rico em proteínas. Ele contém cerca de 28% do nutriente, superando até alimentos como a carne.

Nutrição garantida

A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.

Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 necessária para a parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos. Não é encontrada em vegetais, onde a maioria das vitaminas existe em abundância. Daí a grande importância da utilização de rações balançadas na alimentação. Existe uma acentuada transferência dessa vitamina da fêmea para o filhote. Pode ocorrer uma grande mortalidade dos recém-nascidos quando os ovos encubados resultam de aves deficientes desta vitamina. A falta da “B-12” no organismo pode provocar anemías, alterações neurológicas, progressivas e mortais, além de crescimento retardado, decrescimento na eficiência de utilização dos alimentos, alta mortalidade e redução na fertilidade dos ovos.

Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.

Outra importante vitamina encontrada no gérmen de trigo é a vitamina E,  vitamina lipossolúvel e tem a função de garantir o bom desenvolvimento do tecido muscular. É necessária para a formação das células sexuais, além de ser vital ao sangue.

Artigo desenvolvido através de pesquisas na internet por blogs, fóruns e alguma experiência pessoal na criação de aves.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s