Germinado

O que é a Germinação?

Chamamos de germinação ao início do processo de brotação da semente onde, sob condições adequadas, uma nova planta será formada.

Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e humidade. As condições para a germinação variam de semente a semente.

Na germinação a semente independe de nutrientes externos utilizará os seus próprios recursos para formar uma nova planta. A partir deste ponto a raiz formada vai buscar recursos externos para continuar o seu desenvolvimento.

No início do processo de germinação todos os recursos da semente são concentrados no broto que se forma, de modo a gerar uma nova vida forte e resistente. Neste exato momento, a semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se em uma das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza.

Vantagem da Utilização do Germinado:

As sementes germinadas são macias, altamente digestíveis, palatáveis e muito altamente nutritivas.

São uma excelente fonte de nutrientes para os juvenis tanto nos primeiros dias de vida como quando estes começam a comer sozinhos.

São tenras, fazendo com que os filhotes se alimentem mais e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Torna-se independente mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais.

Apresentam alta digestibilidade, sendo muito ricas em vitaminas, carboidratos e proteínas essenciais para uma alimentação equilibrada. Quando germinadas por período um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitaminas e carotenoides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipocromo.

Com a germinação das sementes há uma multiplicação da quantidade de alimentos oferecidos, reduzindo-se assim seu custo. Por exemplo, 100gr de semente podem se transformar em alguns dias em 200gr ou mais de alimento de excelente qualidade a ser oferecido ao pássaro.

Um grande número de criadores utiliza grãos germinados para alimentar as suas aves. Alguns refutam que as sementes germinadas tão importantes quanto as papas durante a criação chegando a fornecer estas várias vezes ao dia na época de criação em pequenas quantidades.

As sementes mais utilizadas para germinação são:

– Niger, Nabão, Grãos de Trigo, Colza e Perila.

Outras sementes podem ser tentadas e a germinação vai depender do estado do grão, bem como das condições climáticas do ambiente de germinação.

As sementes devem ser germinadas separadamente, não sendo recomendado germinar uma mistura, visto que os tempos de germinação variam de semente a semente.

As sementes antes do processo de germinação têm as seguintes composições:

Proteína, Carboidratos, Lipídeos

Nabão 20,7 % 5,7 % 40,2 %

Colza 19,6 % 18,0 % 45,0 %

Níger 23,0 % 17,0 % 40,0 %

Perilla 22,6 % 10,6 % 43,2 %

Durante a germinação, as sementes utilizam os lipídeos disponíveis, transformando-os em energia para gerar o broto, concentrando proteína.

Como Germinar?

Primeiro que tudo devemos adquirir uma mistura própria para germinar numa casa da especialidade há várias marcas é só escolher.

Para se provocar a germinação das sementes é muito fácil. Basta deixá-las de molho pelas primeiras 24 horas e depois mantê-las húmidas até que germinem, o que dependendo do tipo de semente pode variar de 48 a 72 horas.

No primeiro estágio, durante as primeiras 24 horas é importante manter as sementes em imersão em água limpa, acrescida de um antifúngico (Lixivia, Vinagre de Sidra ou Amukica por exemplo), trocando-se a água algumas vezes ao longo do dia (pelo menos três vezes), para eliminar os riscos de fungos ou fermentação das sementes principalmente nas alturas de mais calor.

Após esta etapa, devemos lavar rigorosamente bem as sementes para eliminar os resíduos do produto adicionado à água, e deixá-las em repouso sobre uma peneira coberta por um pano molhado, de modo a manter a humidade ao longo do dia. Estas sementes deverão ser molhadas de modo a manter a sua humidade.

Dependendo da semente e da temperatura do ambiente, este tempo pode variar um pouco. Quanto mais tempo de germinação, mais matéria verde se obtém e menor o teor de proteína da semente germinada. A decisão de quando as sementes devem ser servidas aos pássaros depende do criador e deve ser tomada em função das necessidades de alimentação do plantel e da aceitação por parte das aves.

Agora basta aguardar o aparecimento dos pequenos brotos. Quando os brotos atingirem o ponto desejado, lavar novamente em água corrente e servir às aves simples ou misturado com papa ou couscous por exemplo

Riscos da Germinação:

A germinação, se não sendo tratada adequadamente, apresenta riscos de contaminação por fungos e de fermentação das sementes, sendo altamente prejudicial os pássaros.

A água utilizada na primeira etapa do processo deverá ser trocada pelo menos três vezes durante o dia, e deverá conter um antifúngico.

Com isso praticamente é eliminada a possibilidade de formação de fungos, mantendo as sementes saudáveis.

O rigor na lavagem é MUITO IMPORTANTE em todas as etapas do processo de modo a reduzir os riscos e garantir a qualidade das sementes germinadas.

CONCLUSÃO

A inclusão de sementes germinadas na criação das aves diversifica e enrique-se a sua alimentação e melhora os resultados quantitativos e qualitativos da criação. Diminui as mortes prematuras dos filhotes após a separação dos pais, contribui para a formação de filhotes mais fortes e saudáveis, reduz o custo final de alimentação.

Artigo desenvolvido através de pesquisas na internet por blogs, fóruns e alguma experiência pessoal na criação de aves.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s