Levedura de Cerveja

A levedura de cerveja é um alimento “biodinâmico” ainda mais eficaz que o germe de trigo. Nenhum outro alimento encerra uma combinação tão perfeita, e sob uma forma tão assimilável, de substâncias nutritivas importantes ou raras. Além disso, sob este ponto de vista, a levedura de cerveja “suplementa” os cereais mais eficazmente do que o fazem o leite ou a carne. Com efeito, ela contêm: 50% de proteínas muito digestíveis; todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, lisina, triptofano, leucina, fenilalanina, cistina, etc.); uma quantidade excepcionalmente elevada de glutatião, péptido sulfatado sofrendo uma acção preponderante nos fenómenos vitais e, em particular, nas reacções de óxido – redução, nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções; lecitina e gordura fosforada; 14 sais minerais essenciais – assim como oligoelementos; factores catalíticos alguns dos quais ainda não completamente identificados; 17 vitaminas entre as quais o grupo completo – e em forte proporção – das vitaminas B, com excepção da vitamina B12 da qual só se encontram vestígios; quantidades importantes de ergosterol (provitamina D). De modo que depois de ser irradiada, a sua acção antiraquítica é 4 vezes mais intensa do que a do óleo de fígado de bacalhau. Note que a levedura láctica é a única a fornecer a vitamina C.

Como se pode ver a levedura de cerveja é importante durante as criações e desmame das crias, devido ao seu alto valor de proteína assim como as suas vitaminas. Acrescentam a levedura de cerveja à papa durante a época de criação e muda vai aumentar o nível de proteína na papa.

Por exemplo uma papa com 16% proteína bruta, para algumas espécies é o suficiente caso de algumas raças de canário. No entanto quando falamos de espécie australianas a percentagem é de 20 a 22% no caso das espécies africanas a percentagem é ainda superior.

A levedura de cerveja por ser altamente rica em proteína é excelente para aumentar o valor de proteína bruta na papa por exemplo:

– 100gr de papa contém 16gr de proteína

– 10gr de levedura de cerveja contém 5gr de proteína

Ao adicionar 10gr de levedura de cerveja a 100gr de papa vamos obter uma proteína final de 21%.

No mercado existem marcas de produtos ornitófilos/colombófilos que vendem levedura de cerveja como complemento alimentar e vitamínico.

Para se obter bons resultados na criação devemos de fornecer uma alimentação variada, de qualidade e com valor nutricional adequado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s