Diamante Gould

Diamante Gould – Chloebia gouldiae

Tamanho: Aproximadamente 13 a 14 centímetro.

Distinção entre os Sexos:
As fêmeas podem ser reconhecidas pela sua plumagem com uma cor menos brilhante e, durante a época de gestação, os seus bicos adquirem uma cor cinzenta-escura. A faixa azul na parte anterior da cabeça, por vezes, não se manifesta nas fêmeas, ou tem uma tonalidade mais pálida.

Características sociais:
Os diamantes gould são aves pacificas e gregárias que gostam de companhia.
Na natureza selvagem, vivem em grandes bandos. Os machos não lutam entre si e, mesmo durante a época de gestação, o grupo vive harmoniosamente em conjunto. Estas aves devem ser mantidas em grupos, em vez de em casal ou mesmo individualmente, Se pretende criar estas aves, é aconselhável ter mais machos do que fêmeas, de modo a permitir que estas possam escolher um parceiro.

Alimentação:
Os gould alimentam-se de uma mistura de sementes para aves tropicais, que costuma conter vários tipos de milho painço. De vez em quando podem ingerir alguns alimentos à base de ovos, assim como alguns insectos, desde que sejam pequenos, e verduras em pequenas quantidades.

Além destes alimentos, os gould gostam de sementes de ervas e ervas frescas. Como as outras aves, este animal necessita de quantidades razoáveis de arenito para facilitar a sua digestão. Dependendo da circunstância, pode-se dar um suplemento de vitaminas para completar a alimentação no caso desta ser incompleta. Na época das crias e da muda de penas, é aconselhável ter um cuidado redobrado na alimentação.

Características sociais:
Os diamantes gould são animais calmos, que adoram a companhia humana e de outras aves, já que na natureza, vivem sempre em grandes bandos. Podem se dar muito bem com o criador, desde que sejam bem tratadas.

Os gould vivem em harmonia entre si, mesmo durante a época de gestação das fêmeas. Inclusive, o melhor a fazer é manter estas aves a viver em conjunto e não individualmente ou em casais. Outro factor importante é manter sempre mais machos do que fêmeas para que elas possam escolher entre eles. Geralmente o casal, após o acasalamento fica muito unido, não sendo aconselhável separá-los.

Reprodução:
Estas aves gozavam de uma reputação de criação difícil, em parte porque as fêmeas costumavam abandonar a ninhada prematuramente.
Os diamantes gould criados pelos próprios pais, em vez de pais adoptivos, são designados como gerados naturalmente. Para se obter uma gestação natural bem sucedida, é importante que as fêmeas tenham liberdades para escolher seus parceiros. Se for deixada às fêmeas a escolha do parceiro, serão maiores as hipóteses de esta cuidar bem da ninhada e das crias.
O ninho é construído numa caixa de ninho semi-aberta a partir de diversos materiais. Entre os materiais adequados, figuram a corda cozida e desfiada, ou musgo, feno, corda de sinal e fibra de coco. Normalmente, a postura é de 4 a 8 ovos.
A plumagem surge aos poucos mais só adquirem a plumagem definitiva após três ou quatro meses, embora seja frequente demorar mais tempo. Um bom casal de criação pode tornar-se muito ligado entre si; neste caso, é recomendável não o separar.

Anúncios

2 thoughts on “Diamante Gould

    • Boa tarde,

      Eu tenho dado aos meus brócolos, pepino e courgette, mas não se deve exagerar ao inicio se não estiverem habituados vão comer pouco.
      O pepino e courgette basta cortar às rodelas e colocar nas gaiolas o bróculo basta lavar e colocar à disposição.

      Cumps

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s