Standard Diamante Mandarim

O tamanho, forma, e a postura são três principais itens que fazem parte da avaliação geral de um diamante mandarim. É óbvio que há outras, tal como a cor, o desenho, a condição, o tamanho, sendo este último muitas vezes sobrevalorizado.

Se temos um mandarim muito grande, por vezes chamado de “gigante” erradamente, se esse mesmo mandarim não tiver as restantes qualidades necessárias, então nunca será um bom pássaro de exposição, não lhe valendo de nada ser grande.

    Nas exposições, são avaliados como um todo, e é nisso que os criadores se devem concentrar, em conseguir criar pássaros completos. No entanto, há características que são mais difíceis de conseguir, sendo o tipo e a forma sem dúvida das mais difíceis na minha opinião, ainda se torna mais difícil quando ao tipo e á forma tentamos juntar o tamanho, mas o objetivo é mesmo esse, conseguir pássaros o maior possível desde que sejam acompanhados de todas as outras características, aí sim, estaremos na presença de um bom mandarim de exposição.

    O Standard do Diamante Mandarim, tal como noutras raças não permanece estático devido à selecção, ao longo dos anos vai sofrendo alterações, e é obrigação dos criadores estarem atentos a estas alterações, coisa que nem sempre acontece.

    O comprimento mínimo exigido é de 11,5 cm da ponta do bico até o final da cauda, mas não devem ser considerados individualmente, mas esse comprimento deve ser uma avaliação global que inclui a forma e a postura. Os Mandarins devem ter, como um todo um aspecto visual agradável e harmonioso.

    A posição no poleiro é muito importante, a linha do dorso-cauda deve ser de cerca de 45 ° com o poleiro, uma posição demasiado vertical também é uma falha, quando a barriga toca no poleiro pode ser considerado um defeito grave, as asas devem estar próximos ao corpo, as extremidades não se cruzam nas costas, a cauda deve estar em consonância com a linha superior.

    Quando chega a hora de formarmos os nossos casais devemos colocar os pássaros em gaiolas de exposição para os avaliarmos, nunca se devem cruzar pássaros que tenham os mesmos defeitos, devemos usar a lei da compensação, se um pássaro fica demasiado deitado no poleiro devemos escolher um parceiro(a) que tenha uma posição correta, ou então um que fique demasiado levantado, desta forma alguns dos filhotes irão ter uma posição correta, se um tem a cabeça achatada o outro deve ter uma boa cabeça, de preferência com boa altura acima do olho, devemos juntar pássaros o mais curtos e redondos possível, de maneira a fixar uma boa forma na nossalinhagem.

    Sempre que possível devemos evitar usar pássaros muito compridos, esguios, com cabeças achatadas, com rabos descaídos e que não acompanhem a linha do dorso, porque geralmente este tipo de defeitos são genéticos e difíceis de eliminar.

Resumo:

 Características a Valorizar:

-Curtos;
-Redondos
-Com cabeças grandes e bem implantadas, quase fazendo que não tem pescoço
-Bicos pequenos linha do dorso sem ângulo, o mais recta possível desde a cabeça ate ao rabo

 Defeitos a evitar:

– A linha do perfil inferior com a presença de destaques no peito, barriga e abdómen (região anal);
– No pescoço, um sulco que divide a linha de trás (pura);
– A cauda, que divide a extensão da recta da parte traseira;
– Plumagem decomposta que interrompe a curva contínua do abdómen inferior;
– Posição demasiado vertical no poleiro;
– Posição demasiado rebaixada no poleiro;
– A forma do sujeito demasiado cónico (alongado);
– Cabeça plana no topo, não arredondada o suficiente;
– A posição do olho não é central para o perfil da cabeça;
– Bico demasiado longo e afiado, mandíbulas superiores e inferiores que não sejam proporcionais;

Artigo desenvolvido através de pesquisas na internet por blogs, fóruns e alguma experiência pessoal na criação de aves.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s